“A saga de um bamburrar literário”

Na sua primeira edição, a FLIAN buscou fortalecer e democratizar o acesso ao livro e práticas de leitura, além de valorizar a memória e o rico patrimônio histórico e cultural. Além disso, trouxe em todo o seu contexto o diálogo entre as diversas linguagens culturais, promovendo Arte e Educação com a presença das escolas municipais e estaduais, bem como manifestações tradicionais, grupos artísticos e shows musicais.

O evento homenageou os 100 anos de Herberto Sales, que nasceu em 21 de setembro de 1917, se identificou e fez da leitura e da produção literária, como escritor, contista, romancista e memorialista, a sua trajetória de vida e obra A programação contou com convidados como José Carlos Capinam, Jorge Portugal, Fernando Oliveira, que participaram de uma conferência sobre os 50 anos do movimento tropicalista. Outro destaque foi o Memorial Herberto Sales, com exposição de fotografias, documentos, vestuário, livros e filmes de Herberto Sales, que abriu programação no dia 20 de setembro, na Biblioteca Municipal.

O evento ocorreu em diversos espaços culturais e educacionais da cidade como a Biblioteca Municipal, o Centro de Ângelo Costa, o Centro Cultural Ariadna Fernandes, o Colégio Estadual Edgar Silva, a Praça Aureliano Gondim (Praça do Garimpeiro) e a Galeria Arte & Memória, no distrito de Igatu (cerca de 7 km de Andaraí).

A 1ª FLIAN foi realizada pela Prefeitura Municipal de Andaraí, Fundação Pedro Calmon e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação, teve apoio institucional da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Janela Indiscreta Cine-Vídeo e apoio cultural da Viver Cultura e Meio Ambiente e Galeria Arte & Memória.

Receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter para receber novidades sobre a FLIAN.