Esse é o mote da FLIAN – Feira Literária de Andaraí, uma realização da Viver Cultura e Meio Ambiente, que tem como homenageado o filósofo Paulo Freire (1921-1997), Patrono da Educação Brasileira e um dos pensadores mais notáveis da pedagogia crítica mundial. Com a 2ª edição de forma virtual, a Feira vai movimentar as plataformas digitais de 25 a 28/03, com uma rica programação no ano do centenário do educador reconhecido mundialmente pelas contribuições à formação do saber, do educar e, sobretudo, pela afirmação da cidadania política plena.
O coordenador Geral da FLIAN, o poeta Emílio Carlos Tapioca, diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura da Prefeitura de Andaraí, diz que a pluralidade do projeto se baseia no tripé da identidade, territorialidade e diversidade cultural, tendo como principal objetivo a fruição do conhecimento e da produção literária. A jornalista Mira Silva é a responsável pela curadoria do evento, que trará autores literários e diversas expressões das culturas populares, dando visibilidade ao panorama identitário de artistas andaraienses, chapadeiros, baianos e brasileiros.
A programação contará com diversas mesas temáticas, oficinas, saraus, contação de histórias e lançamentos de livros, além de visitação virtual a bibliotecas e galerias, exposições, instalações e shows, fortalecendo os laços com o pensamento freireano e o livre caminhar da leitura e manifestações do saber. A filha de Paulo Freire, Fátima Freire, uma das convidadas para conversar com o público, considera que o mais importante dessa homenagem é deixar ainda mais claro o posicionamento humanista do educador e a necessidade muito atual de formar consciência crítica e política por uma sociedade mais justa.
#VemViverFlian #FLIAN #FeiraLiteráriadeAndaraí #culturaquemovimenta #artesbahia #leialdirblancbahia #programaaldirblancbahia #fundacaopedrocalmon #viverculturaemeioambiente
Deixar um comentário